MOVIMENTE-SE

Proposta pelo limite dos juros vira PLP 104/2022

A lei que instituiu o Desenrola Brasil, que estipula que a soma total de juros e encargos aplicados no uso rotativo e no parcelamento da fatura do cartão não deve exceder 100% do montante da dívida principal, foi um avanço conquistado com muita luta. Mas ainda é pouco.
Embora seja um avanço, afinal os juros chegaram ao escandaloso índice de 431,6% ao ano, a possibilidade de uma instituição financeira receber o dobro do que vale um produto não é apenas abusivo, é uma verdadeira extorsão!
Para a ACD, a população precisa despertar para o quão cruel é a política de juros no país, a verdadeira culpada pelas altas taxas de inadimplência. Por isso, apresentamos a Campanha pelo Limite dos Juros, que visa limitar a taxa de juros a 12% ao ano (ou o dobro da taxa Selic, o que for menor).
Até o momento, foram realizadas mobilizações, informativos, produção de conteúdo nas redes sociais, palestras e eventos. Também atuamos na articulação política com as Frentes Parlamentares “sobre o limite dos juros e auditoria da dívida com participação popular” e “Contra os Juros Abusivas”, lançadas em 2023 com a participação da ACD. Neste ano, o trabalho seguirá muito mais forte!

O que é a campanha

Projeto de lei complementar

Reunião deliberativa da Comissão Legislativa Participativa (CLP) da Câmara dos Deputados aprova proposta legislativa pelo limite dos juros no Brasil.

notícias relacionadas

CAMPANHA PELO LIMITE DOS JUROS AVANÇA com a realização da primeira atividade:

Apesar do descaso das autoridades convidadas (BC, MF e MP) que não compareceram e nem enviaram representantes, o I Seminário das Frentes Parlamentares pelo “Limite dos Juros e Auditoria Integral da Dívida Pública com participação popular” e “Contra os Juros Abusivos”, foi um sucesso.

ACESSE

SUCESSO! Presença expressiva de entidades e legisladores marcou o lançamento das Frentes Parlamentares

Veja como foi lançamento das Frentes Parlamentares “pelo Limite de Juros e Auditoria Integral da Dívida com Participação Popular” e “contra os Juros Abusivos”, realizado no dia 19/09 no Plenário 2 da Câmara dos Deputados.

ACESSE

Audiência pública debate
projeto de lei complementar para limitar taxa de juros
no brasil

No dia 30/9, aconteceu na Câmara a audiência pública voltada para discutir a Política de Juros no Brasil. Na oportunidade, foi abordado o PLP 104/22, que busca estabelecer um limite legal para as taxas de juros no país.

ACESSE

vídeos relacionados

Confira a mensagem de Dom Walmor Oliveira de Azevedo, arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB em que pede apoio à Campanha que visa impor limite às elevadas taxas de juros no país, que impactam especialmente na vida dos mais pobres e agravam a dívida pública.

No dia 21/06/2022 a Auditoria Cidadã da Dívida foi até a Câmara dos Deputados para participar de Reunião Deliberativa da Comissão de Legislação Participativa e apresentar proposta legislativa para limitar os juros no Brasil.

No dia 05/07/2022, a coordenadora da ACD, Maria Lucia Fattorelli, esteve no gabinete da Senadora Zenaide Maia (PROS-RN) para cumprimentar a parlamentar que será a relatora da proposta legislativa apresentada pela ACD e demais entidades apoiadoras pelo limite dos juros no
Brasil.

 

No dia 30 de agosto, aconteceu na Câmara dos Deputados a audiência pública voltada para discutir a Política de Juros no Brasil. Na oportunidade, foi abordado o PLP 104/2022, que busca estabelecer um limite legal para as taxas de juros no país.

PARTICIPE DA NOSSA ENQUETE​

Queremos saber sua opinião

ENTENDA

Responsabilidade do Banco Central pelos juros altos no Brasil