A lei que instituiu o Desenrola Brasil, que estipula que a soma total de juros e encargos aplicados no uso rotativo e no parcelamento da fatura do cartão não deve exceder 100% do montante da dívida principal, foi um avanço conquistado com muita luta. Mas ainda é pouco.
Embora seja um avanço, afinal os juros chegaram ao escandaloso índice de 431,6% ao ano, a possibilidade de uma instituição financeira receber o dobro do que vale um produto não é apenas abusivo, é uma verdadeira extorsão!
Para a ACD, a população precisa despertar para o quão cruel é a política de juros no país, a verdadeira culpada pelas altas taxas de inadimplência. Por isso, apresentamos a Campanha pelo Limite dos Juros, que visa limitar a taxa de juros a 12% ao ano (ou o dobro da taxa Selic, o que for menor).
Até o momento, foram realizadas mobilizações, informativos, produção de conteúdo nas redes sociais, palestras e eventos. Também atuamos na articulação política com as Frentes Parlamentares “sobre o limite dos juros e auditoria da dívida com participação popular” e “Contra os Juros Abusivas”, lançadas em 2023 com a participação da ACD. Neste ano, o trabalho seguirá muito mais forte!