Audiência pública na Câmara dos Deputados debate Projeto de Lei para Limitar Taxa de Juros no Brasil

Compartilhe:

Hoje, dia 30 de agosto, aconteceu na Câmara dos Deputados a audiência pública voltada para discutir a Política de Juros no Brasil. Na oportunidade, foi abordado o Projeto de Lei Complementar (PLP) 104/2022, que busca estabelecer um limite legal para as taxas de juros no país.
A Comissão de Finanças e Tributação ouviu especialistas como Maria Lucia Fattorelli, coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, o professor Ladislau Dowbor, economista e professor da PUC São Paulo, o doutor Fernando Siqueira, diretor da Associação de engenheiros da Petrobras, e o professor Marco Antônio Mitidero, da Universidade Federal da Paraíba.
Foram convidados representantes do Banco Central e do Ministério da Fazenda que, no entanto, não compareceram. A ausência foi lamentada pelos participantes, já que são os principais órgãos responsáveis pela política de juros no Brasil e devem justificativas à sociedade brasileira pela desastrosa condução da política monetária que paralisa a economia do país.
A audiência proporcionou um espaço valioso para a exposição da verdadeira origem da inflação (preços administrados e de alimentos), dos problemas causados pelos juros altos e seu nocivo impacto às pessoas, empresas e à dívida pública. Dentre as soluções apontadas, sobressai o PLP 104/2022, que foi recebido de forma positiva pelos presentes e será levado adiante em debates futuros.
Assista na íntegra no site da Auditoria Cidadã.
Nos próximos dias, traremos mais vídeos e conteúdos detalhados sobre esta audiência histórica em nossa luta.