Limite dos juros vai virar lei

Compartilhe:

Na tarde desta terça-feira (21), a Auditoria Cidadã da Dívida foi até a Câmara dos Deputados para participar de Reunião Deliberativa da Comissão de Legislação Participativa e apresentar proposta legislativa para limitar os juros no Brasil. Estiveram presentes na apresentação a coordenadora nacional da ACD, Maria Lucia Fattorelli, a economista Cristina Araújo, representando as mais de 40 (quarenta) entidades que já estão apoiando a iniciativa, assim como os professores Manuel José Porto Jr. e Elenira Oliveira Vilela, representando o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), e os colaboradores da ACD Antônio Edmar Vieira e Victor Hugo Soares.

Em seu tempo de fala, Fattorelli ressaltou que é uma honra para a ACD liderar a iniciativa para essa proposta legislativa para limitar os juros no Brasil, porque os juros altos são o principal fator de crescimento da dívida pública, tanto federal, como de estados e municípios, além do grande causador de desespero de mais de 77% das famílias brasileiras, que se encontram endividadas, e acrescentou: “Os juros amarram a economia do Brasil, levando empresas à falência. Provocam desespero, desemprego e até fome do povo brasileiro”, disse, expressando a sua esperança de que a proposta legislativa seja em breve transformada em projeto de lei que venha a ser aprovado. Agradeceu ao presidente da Comissão de Legislação Participativa (CLP), deputado federal Pedro Uczai (PT/SC), que assumirá a relatoria do projeto.

Em seguida, o presidente da CLP fez questão de chamar todos os parlamentares presentes na sessão para as fotos da entrega simbólica da proposta legislativa, destacando a importância do tema. “É estratégico, fundamental e define o futuro do Estado brasileiro e do cidadão, concretamente”, afirmou, cumprimentando a ACD por sua persistência e todos os seus apoiadores por esta importante construção coletiva.

A proposta legislativa apresentada pela ACD na Câmara pode ser acessada AQUI. Votem na enquete da Câmara apoiando o Projeto !

A proposta legislativa apresentada à CLP da Câmara foi também enviada nesta data à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado, e está disponível AQUI.

Confira o vídeo e as fotos.