Fattorelli fala sobre Securitização da Dívida Ativa em Goiânia
O projeto de securitização da carteira de créditos recebíveis tributários e não tributários foi tema da palestra da coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli, ao Sindifisco Goiás.
Com o tema, “SECURITIZAÇÃO DE CRÉDITOS” Desvio de arrecadação tributária e geração ilegal de Dívida Pública, Fattorelli destrinchou o esquema financeiro que já causou prejuízos de cerca de R$ 70 milhões ao município de Belo Horizonte e que em São Paulo, levou o governador a responder a uma ação civil pública promovida pelo Sindicato dos Agentes Fiscais de Renda.
Esse esquema de subtração de receita ainda na rede bancária e geração de dívida pública vem avançando no Congresso Nacional, apesar de manifestações de órgãos de controle como Tribunais de Contas e Ministério Público de Contas sobre a ilegalidade das operações.
Fattorelli explicou que a Auditoria Cidadã vem alertando os parlamentares para os riscos financeiros para estados, municípios e até a União, caso o PLP 459/2017 seja aprovado na Câmara dos Deputados.
No senado, apesar dos alertas, a maioria dos deputados aprovou o então PLS 204/2016.
A presença de coordenadora à capital goiana acontece em um momento que se discute a criação de empresa estatal para securitização créditos, no mesmo esquema da PBH Ativos S/A e CPSEC em São Paulo.
Veja AQUI mais informações sobre o conteúdo da palestra.
Com informações do Sindifisco – GO