Prof. José Menezes Gomes fala de “Refinanciamento da dívida dos Estados desde a década de 90 e a ilegitimidade do PROES” – Painel 7 do Seminário Nacional da ACD

Compartilhe:

Direto de Alagoas, o professor José Menezes Gomes abriu o Painel 7 do Seminário Nacional de Auditoria Cidadã, na manhã desta sexta-feira, dia 2 de julho, via Youtube e redes sociais. O tema “Refinanciamento da dívida dos Estados desde a década de 90 e a ilegitimidade do PROES” foi abordado.

Segundo o professor José Menezes, o Programa de Reestruturação dos bancos estaduais (PROES) fez uma conversão de dívida privada em dívida pública, com enriquecimento do setor privado e o empobrecimento social. Dívidas do setor privado com o banco estatal de Alagoas se transformaram em dívida pública, que está sendo paga até hoje pelo povo alagoano.

Este processo ocorre no contexto da financeirização do capitalismo no mundo, iniciado a partir dos anos 70, quando os bancos internacionais ofereceram empréstimos a juros baixos, porém flutuantes. O excesso de papel moeda foi sanado com o financiamento de golpes militares em outras nações, principalmente na América Latina. Os países aceitaram os empréstimos para legitimar os governos ditatoriais recém-empossados, com investimentos no crescimento econômico. Assim, foi possível converter o capital inativo em produtivo, em que os Estados assumiram o risco.

No Brasil, as elites oligárquicas deviam aos bancos estaduais. Ao privatizar tais bancos, essas dívidas privadas se transformaram em dívida pública. As mesmas elites que foram responsáveis pelo prejuízo, governavam e foram beneficiadas pelo mesmo esquema.

Veja a palestra completa aqui:

Painel 7 na íntegra: