Banco Central descumpre meta. E o que acontece?
Banco Central descumpre meta. E o que acontece?
Banco Central descumpre o principal objetivo de sua existência, que passou a ser, explicitamente, “assegurar a estabilidade de preços” a partir da aprovação do inconstitucional PLP 19/2019.
A inflação de 2021 ficou em 10,06%, quase 200% acima do centro da meta estabelecida, que era de 3,75% (com tolerância de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos).
As justificativas apresentadas pelo BC para o seu reprovável desempenho admitem que a inflação foi causada pela alta dos preços administrados e das commodities, ou seja, itens que não sofrem redução alguma quando o Banco Central sobe a taxa Selic, pelo contrário, podem até aumentar devido aos custos financeiros gerados pelo aumento dos juros!
Dessa forma, além de descumprir a meta, o Banco Central ainda prejudica toda a economia ao disparar a elevação dos juros, sob a falsa desculpa de “controlar” a inflação, como tratamos no artigo https://www. extraclasse.org.br/opiniao/ colunistas/2021/12/banco- central-dispara-juros-e- aprofunda-a-crise-fabricada/
E o que acontece? Nada… pois quem manda no Brasil é o poder financeiro privado!
#ÉHORAdeVIRARoJOGO
Acesse a notícia publicada pelo Valor em https://valor.globo.com/ financas/noticia/2022/01/12/ inflacao-importada-pesou-no- estouro-da-meta-diz-campos. ghtml ou versão em PDF (cliquei aqui).