Rio de Janeiro terá CPI da Dívida
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) deputado André Ceciliano (PT) protocolou a abertura de CPI para investigar o aumento exponencial da dívida pública do estado, que aderiu ao Regime de Recuperação Fiscal e vem enfrentando grave crise econômica. A leitura do requerimento ocorre nesta terça-feira (12), em sessão extraordinária. O colegiado terá 7 membros e 90 dias para concluir os trabalhos.
Em declaração para o jornal O DIA, Ceciliano afirmou que por conta da renegociação da dívida em 1999, o Estado pode ter confessado uma dívida maior do que devia. “Eles usaram um cálculo que foi de mais de R$10 bilhões. Esse é o momento de fazermos uma revisão, uma auditoria e chamar os técnicos”, afirmou.
A Auditoria Cidadã da Dívida já tentou diversas iniciativas junto às autoridades do Rio, a exemplo da Nota Técnica 1/2017 que apresenta breves considerações sobre a Dívida Interna do Estado do Rio de Janeiro refinanciada pela União e o artigo do coordenador do Núcleo RJ da ACD, Paulo Lindesay, “Regime de Recuperação Fiscal ou Implosão Fiscal do Estado do Rio de Janeiro” . Nós da ACD, em especial o nosso Núcleo RJ, estaremos acompanhando a instalação e os trabalhos da CPI.