Juro alto mata a indústria e agrava do desemprego

Compartilhe:

Na última década, o Brasil tem sofrido um acelerado processo de desindustrialização, refletido no aumento do desemprego e no atraso tecnológico do nosso país. Com um dos juros mais elevados do mundo graças à política monetária do Banco Central, a fatia do PIB que representa a indústria da transformação, responsável por transformar matéria-prima em um produto final ou intermediário para outra indústria de transformação, vem recuando ano após ano desde 2016, como demonstram dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). (Veja em https://bit.ly/3MwEbVR).

Os juros extorsivos praticados no Brasil sufocam a indústria, gerando uma reação em cadeia que afeta toda a sociedade e nos leva a um processo de reprimarização da nossa economia. Enquanto isso, o agronegócio – em sua maioria focado em exportação e não no abastecimento nacional – é valorizado pela mídia como “pop” e a mineração predatória avança, causando danos ecológicos sem pudor algum.

Resolver todos esses problemas não é tarefa fácil, mas podemos dar um primeiro e importante passo se pudermos interferir na farra dos juros altos, que amarram a economia e contribuem MUITO para o endividamento recorde das famílias brasileiras. Afinal, aumentar juro NÃO diminui a nossa inflação e só serve para explodir a dívida pública e encher os bolsos de banqueiros e rentistas. Basta!

Faça parte da Campanha pelo Limite dos Juros no Brasil e pressione pela aprovação do nosso projeto de lei complementar PLP 104/22 na Câmara dos Deputados! Com apenas 1 clique apoie esse movimento pressionando parlamentares a votarem pela aprovação do PLP 104 enviando a mensagem que preparamos. E aproveite também para votar favoravelmente na enquete oficial da Câmara.

Acesse www.auditoriacidada.org.br/limitedosjuros e nos ajude a mudar o Brasil para melhor!
#limitedosjurosjá #temquevirarlei #plp104sim