A mesma história novamente… Subir juros não é a solução!
Mal começamos 2023 e o Banco Central já retornou com a velha conversa de subir juros para conter a inflação… Até quando essa política que não serve para controlar inflação, mas provoca graves danos a toda a economia do país, vai continuar sendo aplicada sem a menor vergonha?
A notícia de que a inflação brasileira estourou a meta prevista pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) pelo segundo ano seguido deveria ser um alerta para começar a tratar do que realmente causa a inflação no Brasil: os preços administrados pelo próprio governo, como energia e combustíveis, e uma revisão na nossa política de produção de alimentos – hoje voltada para o agronegócio de exportação e não para abastecimento interno, conforme item 4 da Carta Aberta dirigida a Lula, Congresso Nacional e a toda a sociedade (https://bit.ly/3iCyU4e).
Se depender do Banco Central, está claro que os juros continuarão subindo sem a menor justificativa técnica, e explodindo a dívida pública. Somente por lei poderemos mudar essa história, e é por isso que criamos a Campanha pelo Limite dos Juros no Brasil (auditoriacidada.org.br/limitedosjuros).
Nosso Projeto de Lei Complementar (PLP) 104/22 está avançando na Câmara dos Deputados para acabar com essa usura e com os mecanismos financeiros que fazem o Brasil ter uma das taxas mais altas do mundo! Apoie essa ideia pressionando parlamentares pela aprovação do PLP 104 e votando na enquete oficial da Câmara. Acesse https://auditoriacidada.org.br/apoie-o-limite-dos-juros-no-brasil-em-apenas-dois-passos/