SINAL divulga Nota criticando escolha de diretores do BC por Campos Neto

Compartilhe:

Em documento noticiado pelo portal Poder 360, O SINAL (Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central) divulgou, nesta segunda-feira (16), uma Nota Pública expressando preocupação com as notícias de que o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto está buscando no mercado um novo nome para o cargo de diretor de Política Monetária do BC. O cargo ficará disponível a partir de fevereiro, quando termina o mandato do titular, Bruno Serra Fernandes. A Nota esclarece que a competência para a indicação de novos diretores é exclusiva do Presidente da República. (Leia mais no https://www.poder360.com.br/economia/sindicato-critica-atuacao-de-campos-neto-na-escolha-de-diretores/)

No texto, assinado pelo presidente do sindicato, Fábio Faiad, é defendida que a escolha do novo diretor não fique restrita somente ao mercado, o que faria com que o órgão, que conquistou sua autonomia em 2022, acabe submetido “mesmo que insconscientemente, a uma linha de pensamento e a grupos de interesse”. “Não se pode deixar um órgão de Estado fiscalizador nas mãos de representantes de entes fiscalizados. É colocar a raposa para cuidar do galinheiro”, diz trecho da Nota.

O documento defende que a Diretoria do BC também seja integrada por “servidores do órgão, acadêmicos de universidades de renome, com visões distintas do sistema financeiro, pesquisadores e profissionais da indústria e do setor de serviços com amplo conhecimento macroeconômico, dentre outros”, como forma de “oxigenar a cúpula do órgão” e trazer novos olhares e perspectivas.

Leia a nota completa em https://static.poder360.com.br/2023/01/sinal-indicacao-diretores-bc-16jan2023.pdf