Lula critica autonomia do Banco Central em entrevista à Globo News
Em entrevista concedida nesta quarta-feira (18/01/2023) para a Globo News, o presidente Lula, dentre outros assuntos relevantes, criticou a lei sancionada em 2021 que estabeleceu a autonomia do Banco Central (BC).
“Nesse país se brigou muito para ter um Banco Central independente, achando que ia melhorar o quê? (…) Por que que o banco é independente e a inflação e os juros estão do jeito que está?” afirmou o presidente, questionando a serventia dessa “independência”.
Com o BC independente, toda a política monetária do país fica concentrada nas mãos do órgão, praticamente sem possibilidade de interferência caso sua conduta não seja favorável à população – como vem ocorrendo neste momento, com juros exorbitantes e a bolsa-banqueiro nas alturas, remunerando bancos por um dinheiro que fica esterilizado no Banco Central e deveria estar circulando na economia.
Quem nos segue vai se lembrar que a Auditoria Cidadã da Dívida lutou fortemente contra a aprovação do PLP 19/2019, com artigos (ver por exemplo https://auditoriacidada.org.br/conteudo/plp-19-2019-da-cheque-em-branco-para-banqueiros-por-maria-lucia-fattorelli/), ferramenta para envio de carta a parlamentares e até interpelação extrajudicial. Mas os interesses do mercado financeiro falaram mais alto e o PLP 19/2019 foi aprovado no início de 2021, sem uma audiência pública sequer, antes mesmo que as comissões parlamentares estivessem instaladas.
É necessário que o novo Governo busque a revogação da lei desta autonomia e implemente as políticas econômicas necessárias para retomar o crescimento do Brasil, a começar pela limitação da altíssima taxa de juros praticada no país, como exigimos na Campanha pelo Limite dos Juros no Brasil, através do PLP 104/22. Saiba mais em www.auditoriacidada.org.br/limitedosjuros