ALTA TAXA DE JUROS É NECESSÁRIA PARA COMBATER A INFLAÇÃO NO BRASIL ???
Durante reunião da Comissão de Assuntos Econômicos, no Senado Federal, na última terça-feira, o Presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, voltou a alegar que a inflação existente no Brasil seria “de demanda”, que deveria ser combatida por meio de altas taxas de juros. Desta forma, ele tenta justificar a manutenção da Taxa SELIC no elevado patamar de 13,75% ao ano, a taxa real mais elevada do planeta.
No entanto, conforme explicação da coordenadora nacional da ACD, Maria Lucia Fattorelli, considerando os dados do IBGE, a inflação vem sendo causada principalmente pelo aumento de preços administrados pelo próprio governo, como combustíveis, energia elétrica e erros na política agrária e agrícola. (mais detalhes no artigo “Juro alto depende do Arcabouço Fiscal para baixar?”, disponível em https://www.extraclasse.org.br/opiniao/2023/04/juro-alto-depende-do-arcabouco-fiscal-para-baixar/ )
Nesse vídeo, fizemos a junção da fala de Campos Neto com trecho de uma das palestras da coordenadora nacional da ACD sobre os reais motivos da inflação brasileira. Na comparação é possível constatar que ou o Presidente do Banco Central desconhece a verdadeira causa da nossa inflação ou se faz de desentendido se apegando às suas diversas teorias apresentadas durante sua participação. Confira.