SECRETÁRIO DA FAZENDA: Orçamento está apertado e teremos que discutir se queremos espremer educação e saúde
Em Seminário realizado hoje pela manhã, pelos jornais O Globo e Valor Econômico, o Secretário Executivo do Ministério da Fazenda, Gabriel Galípolo, afirmou que o limite de gastos sociais do Arcabouço Fiscal ameaça seriamente áreas fundamentais como saúde e educação. Segundo Galípolo:
“a verdade é que, do jeito que está a regra, a coisa está muito mais apertada do que parece. O problema é o contrário, eu acho que isso vai vir à luz do Sol rápido e as pessoas vão entender que o tema que a gente vai ter que enfrentar é outro: é se nós estamos dispostos a espremer educação, saúde, e temas que são prioritários para nosso país…”
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=c1_nhRxk-hI (a partir dos 22 minutos e 29 segundos)
Enquanto isso, os gastos com juros e amortizações da chamada “dívida pública”, que consomem cerca da metade de todo o orçamento, e beneficiam principalmente os rentistas super ricos, não possuem teto algum.
Este tema foi debatido em importante Live ocorrida ontem, com a participação do presidente eleito do ANDES/SN, Professor Gustavo Seferian Scheffer Machado, que dialogou com a coordenadora nacional da ACD, Maria Lucia Fattorelli. A Live está disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=jl8cw_U1mpI