Sindicalistas e ativistas de movimentos sociais e políticos se reuniram para discutir a rearticulação do Núcleo da ACD no Pará

Compartilhe:

No último dia 11/07 sindicalistas e ativistas de movimentos sociais e políticos estiveram reunidos para discutir a rearticulação do Núcleo da Auditoria Cidadã da Dívida no Pará. Com a participação de Maria Lucia Fattorelli, foram debatidos o novo teto de gastos do governo federal (arcabouço fiscal), a reforma tributária e suas relações com o Sistema da Dívida, além da necessidade de limitar os juros no Brasil (PLP 104/2022). Também houve a abordagem de temas como a dívida do estado do Pará e a realização da COP-30 em Belém, em 2025, como possibilidade de um maior endividamento.

Foram deliberadas ações internas, o estudo da nova cartilha da ACD e dos vídeos da campanha “É hora de virar o jogo”, e a montagem de um calendário com atividades a partir de agosto que incluem a mobilização e distribuição da cartilha “Auditoria da Dívida Pública” aos parlamentares paraenses, bem como a organização de atividades em escolas públicas, universidades e outros espaços.

Estiveram presentes representantes da CSP-Conlutas, ANDES-SN, SINTSEP-PA, FENAMP, SINTEPP/Belém, Unidos Pra Lutar, Coletivo Marielle Vive e do mandato coletivo vereadora Sílvia Letícia. Após a reunião, novas adesões estão ocorrendo e a expectativa é que o núcleo possa retomar com força as atividades iniciadas em 2016, colaborando para ampliar o debate sobre essa “ferramenta fundamental para garantir transparência, correta aplicação dos recursos públicos e desenvolvimento socioeconômico do Brasil”.