PRESIDENTE LULA TENTA DIZER QUE DÍVIDA PÚBLICA NÃO É PROBLEMA

Compartilhe:

Terça feira, 23/4/24, o Presidente Lula tentou dizer que a dívida pública no Brasil não é problema, pois ela seria bem menor que em países desenvolvidos. (Fonte)

Como se o problema da dívida pública brasileira fosse o tamanho de seu estoque, e não as taxas de juros altíssimas e os mecanismos financeiros, que fazem com que mais de 40% do orçamento federal sejam destinados para o pagamento de juros e amortizações da dívida, e que esse endividamento somente sirva para RETIRAR recursos das áreas sociais e enriquecer os que já são super ricos, e não para financiar investimentos sociais, como ocorre nos países desenvolvidos.

Lula também disse que “demos cidadania a esse país” por ter pago a dívida com o FMI em 2005. Porém, essa dívida era somente uma ínfima parcela da dívida total, foi paga às custas de dívida “interna” com juros muito maiores, cujos rentistas podem a qualquer momento enviar seus ganhos ao exterior, sem qualquer limite ou restrição.

Além do mais, as tradicionais imposições do FMI, como metas de resultado primário, restrições para investimentos sociais (enquanto os gastos com a dívida seguem sem qualquer limite), e regime de metas de inflação (ou seja, juros altíssimos, supostamente para controlar inflação que não tem nada a ver com a taxa de juros) continuam sendo adotadas, sendo que o ajuste fiscal foi introduzido na Lei do chamado “Arcabouço Fiscal”.
AUDITORIA JÁ!