Campanha Nacional por Direitos Sociais: solidariedade às vítimas da tragédia climática no RS

Compartilhe:

Recentes tragédias assolaram o Rio Grande do Sul, ceifando vidas e desencadeando inundações e transbordamento de rios e do lago Guaíba. Este não é apenas um desastre natural, mas uma consequência direta da negligência frente às mudanças climáticas e demais aspectos do modelo econômico que prioriza o pagamento de dívidas ilegítimas e sufoca os investimentos públicos necessários, além de privatizar o patrimônio público, desmantelando nossa infraestrutura. As políticas neoliberais, que privilegiam interesses financeiros em detrimento do bem-estar social, comprometem o direito fundamental à vida.
O desrespeito aos direitos sociais, a devastação ambiental e as privatizações são os pilares por trás desta tragédia. O Estado sucumbiu ao descaso, privatizando serviços essenciais e desmontando estruturas vitais. A natureza também sofre, com os ciclos hídricos e a drenagem natural dilacerados pelas práticas irresponsáveis do grande agronegócio e da mineração predatória.
É hora de virar esse o jogo, conforme campanha que temos veiculado (leia aqui) e agir. Devemos unir esforços para auxiliar as comunidades afetadas, seja através de doações monetárias ou de mantimentos, roupas etc. Nossa solidariedade é a força que nos impulsiona nesse momento de crise.
A Campanha Nacional por Direitos Sociais está ao lado das vítimas do Rio Grande do Sul, e convoca todas as pessoas a se unirem às campanhas de auxílio em andamento, anunciadas por entidades da sociedade civil, inclusive as apoiadoras da ACD, como o CEAPE-RS, Andes-SN, Assufrgs, SINDPREV, CTB-SC, Sinprofaz, Sindfisco-RS, Sindreceita, Sindbancários, Sindilegis, Sinasefe, Fenajufe, Anpprev, Ajufe, Cobap Aposentados, CNBB Nacional, entre outras.
Se você conhece alguma entidade que também esteja colaborando, realizando campanha, deixe nos comentários, pode divulgar em nosso espaço.
Ao longo da semana, todos os posts da campanha, além de outras ações que estão sendo planejadas, serão voltadas para esta causa urgente. Juntos, podemos fazer a diferença. Juntos, somos mais fortes.