“MERCADO” QUER USAR TRAGÉDIA NO SUL PARA JUSTIFICAR JUROS NAS ALTURAS

Compartilhe:

O Rio Grande do Sul se tornou um exemplo de como representantes do “mercado” (ou seja, dos rentistas da dívida pública) usam a crise para tentar manipular a opinião pública para apoiar a prática de juros altos.

Servidores públicos, previdência social, políticas sociais. Todas essas pautas, em diversos momentos, são utilizadas pelo “mercado” para justificar juros altos, que impedem a recuperação da economia (que deve crescer somente cerca de 2% neste ano, segundo o governo) e mantêm o desemprego, que nos últimos 12 meses foi reduzido em apenas 0,7% da força de trabalho (ou 809 mil pessoas), sendo que 44% de toda a força de trabalho (quase a metade) não contam com direitos trabalhistas, pois estão no mercado informal ou desempregados. (Fonte: PNAD/IBGE)

Porém, o “mercado” também sabe aproveitar as oportunidades que surgem, como a tragédia no Rio Grande do Sul, para utilizar a seu favor. Na reportagem “Chuvas no Rio Grande do Sul: Veja as consequências para inflação e economia brasileira”, publicada pelo Portal Money Times, representantes do “mercado” disseram que as chuvas vão exigir juros mais altos, segundo eles, para combater a suposta alta de alimentos como o arroz e também por causa dos gastos com as famílias afetadas. (Fonte aqui)

Como se tal alta de alimentos já fosse dada como certa, enquanto o próprio presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Sul (Farsul) garante que o arroz já colhido garante o abastecimento do país (saiba mais). E como se a tão necessária ajuda às pessoas atingidas gerasse inflação, que devesse ser combatida com alta de juros, o que é absurdo.

É momento de nos solidarizarmos com a situação do Rio Grande do Sul, mas devemos prestar atenção aos que tentam se aproveitar do momento no qual todo o foco está sendo dado, legitimamente, à agonia do povo sulista. Já tentaram emplacar a votação, no Plenário da Câmara, do Projeto de Lei Complementar da Securitização de Créditos Públicos (desvio dos tributos para fora do orçamento público), da mesma forma que tentaram pautar a votação do Projeto de Lei que permite aumentar a degradação na Amazônia. E agora, na surdina, tentam usar a tragédia para justificar a política de juros que permite a drenagem de recursos no Brasil.

#auditoriaja #DireitossociaisJá