A luta pelos direitos, como vimos no RS, também deve incluir os dos animais
Entre as imagens da tragédia do Rio Grande do Sul que se destacaram, uma delas, a do cavalo Caramelo em cima do telhado, causou grande comoção.
Enquanto o Rio Grande do Sul enfrenta as consequências das chuvas que atingem o estado desde o fim de abril, voluntários e agentes das forças de segurança têm mostrado uma verdadeira corrente de solidariedade, resgatando não apenas pessoas, mas também animais afetados por essa calamidade.
Até o momento, mais de 11 mil animais de estimação e silvestres foram resgatados, de acordo com a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema). Entre eles, estão cães, gatos, aves, guaxinins e até mesmo cavalos, como o emocionante caso de Caramelo, que ficou horas imóvel sobre o telhado de uma casa ilhada em Canoas. Seu resgate foi transmitido ao vivo por emissoras de TV, mostrando a importância vital de agir em prol dos animais em situações de emergência.
Essas ações não só salvam vidas, mas também destacam a necessidade urgente de reconhecer e lutar pelos direitos dos animais. Em um momento em que nos unimos por direitos sociais, é essencial lembrar que incluir os animais nessa luta é uma questão de justiça e compaixão.
Os animais são membros de nossas famílias, companheiros leais que merecem nosso cuidado e proteção. Eles não devem ser deixados para trás em tempos de crise. Assim como lutamos por igualdade, dignidade e segurança para todos, devemos estender essa luta para além das fronteiras humanas.
Vamos continuar apoiando as iniciativas que resgatam e protegem os animais, e vamos trabalhar juntos para garantir que eles também tenham acesso aos direitos básicos, incluindo cuidados médicos, abrigo e amor. Conheça a Campanha Nacional por Direitos Sociais! Acesse a página.
Entre em contato com a Coordenação ([email protected]) e faça parte desta Campanha.
#DireitosSociaisJá