Agosto Lilás: unidos contra a Violência Doméstica
A campanha “Agosto Lilás” foi criada para fortalecer a luta contra a violência doméstica e em referência à sanção da Lei Maria da Penha, que neste ano, no dia 07 de agosto, completa dezoito anos de vigência.
Esta lei protege mulheres vítimas de violência, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial. Além de amparar as vítimas, seu propósito é conscientizar a sociedade sobre a urgência de erradicar a violência contra a mulher.
De acordo com a 10ª Pesquisa Nacional de Violência contra a mulher, feita pelo Instituto DataSenado em parceria com o Observatório da Mulher contra a Violência (OMV), foram entrevistadas 21,7 mil mulheres com 16 anos ou mais, em amostra representativa da opinião da população feminina brasileira. O levantamento nacional mostra que 68% das brasileiras têm uma amiga, familiar ou conhecida que já sofreu violência doméstica. Esse índice é ainda maior entre as tocantinenses (75%), acreanas (74%) e amazonenses (74%). (Fonte aqui)
Essa realidade cruel e violenta não pode persistir. Que nós, brasileiros e brasileiras, nos unamos para combater a violência em todas as suas formas. Devemos conscientizar a população de que índices tão altos de violência são inaceitáveis e trabalhar juntos para promover uma cultura de paz e respeito, garantindo um futuro mais seguro e justo para todos.
Se você é vítima violência doméstica ou conhece alguém que seja, não se cale. Denuncie!
A luta contra a violência doméstica integra a Campanha Nacional por Direitos Sociais! Conheça e participe! Acesse aqui.
Entre em contato com a Coordenação ([email protected]) e faça parte desta Campanha.
#DireitosSociaisJá