Com gestão ambiental escanteada, Brasil vê incêndios saírem do controle

Compartilhe:

O Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) registrou, em junho, 238 focos de queimadas no Pantanal. No acumulado dos últimos 12 meses, o bioma soma 9.014 ocorrências de focos de fogo, quase sete vezes mais que os 1.298 registrados pelo sistema no mesmo período do ano passado (Fonte).

Agora, é o Distrito Federal que enfrenta um cenário preocupante em relação aos incêndios florestais. Segundo dados do Inpe, foram detectados no DF, por satélite, 105 focos de incêndio entre 1º de janeiro e 31 de julho de 2024. Em 2023, no mesmo período, foram registrados 47 focos. (Fonte)

Estes números estão diretamente ligados ao aumento das mudanças climáticas intensificado pelo fenômeno do El Niño. No entanto, também podem ser atribuídos, em parte, aos cortes orçamentários, à falta de infraestrutura e à ausência de ações preventivas diante da mobilização dos servidores ambientais, que mantêm as atividades de campo suspensas desde o início de janeiro.

A Campanha Nacional por Direitos Sociais entende a necessidade urgente de cuidar do meio ambiente e tomar medidas para que não só incêndios, mas outros eventos climáticos sejam prevenidos. Conheça e participe! Acesse a página.

Entre em contato com a Coordenação ([email protected]) e faça parte desta Campanha.

#DireitosSociaisJá