Apoio ao fim da escala 6×1 e pela redução da jornada de trabalho
A Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB ) publicou, em suas redes, o apoio à PEC pelo fim da escala 6×1 e pela redução da jornada de trabalho, reafirmando a importância dessa luta histórica das centrais sindicais em defesa de condições de trabalho dignas. Durante décadas, trabalhadores e entidades sindicais têm reivindicado a redução de jornadas extenuantes e o fim de escalas que desconsideram a saúde e o direito ao descanso dos trabalhadores.
Desde 1988, os ganhos de produtividade no Brasil foram enormes devido à automação, ao avanço tecnológico e agora à inteligência artificial. No entanto, esses ganhos, ao invés de serem revertidos em melhoria de vida para os trabalhadores, ficaram concentrados nas mãos de poucos, deixando os trabalhadores à margem dos benefícios que ajudaram a gerar.
A luta das centrais sindicais não é nova. Em um esforço conjunto, o movimento sindical coletou milhões de assinaturas para a tramitação de uma PEC por iniciativa popular, visando a dignidade no trabalho e o direito ao descanso, mas essa proposta foi arquivada por um Congresso Nacional que, na época, mostrou-se comprometido com os interesses do capital e das grandes corporações. É hora de retomar essa luta com força e determinação!
A redução da jornada de trabalho, em conjunto com o fim da escala 6×1, além de gerar empregos e redistribuir o tempo de trabalho, beneficiará a produtividade das empresas, proporcionando mais equilíbrio e qualidade de vida aos trabalhadores. Estudos e experiências de outros países comprovam que a redução da jornada de trabalho, aliada ao aumento de descansos, aumenta a motivação, reduz o absenteísmo e melhora o rendimento. Beneficiar os trabalhadores não é prejudicar a economia, mas sim fortalecê-la.
A Campanha Nacional por Direitos manifesta seu apoio à PEC pelo fim da escala 6×1. Conheça e participe!
Entre em contato com a Coordenação ([email protected]) e faça parte desta Campanha.
#DireitosSociaisJá