FNDE Forte denuncia que Fundeb é um dos alvos do ajuste fiscal
Conforme alerta o FNDE Forte, nos últimos dias a mídia tem trazido informações sobre mudanças em importantes políticas sociais com foco em ajuste fiscal. E, infelizmente, o Fundeb é um dos alvos. Talvez como justificativa para uma tentativa de mudança legislativa no financiamento da educação, uma relação equivocada entre estagnação no Ideb e “grande aumento” do Fundeb tem sido feita.
Políticas educacionais têm o seu impacto no longo prazo. Não será no intervalo de 2 anos, em período logo após uma pandemia que afetou fortemente a educação no mundo todo, que veremos grandes e duradouras transformações. E o Novo Fundeb teve início em janeiro de 2021. Ou seja, ainda não chegamos ao seu 4º aniversário e já querem desmontá-lo.
Apesar da curta vigência do Novo Fundeb, há importantes constatações que demonstram que, sim, ele tem gerado impacto positivo na educação básica. Mas o impacto real virá em alguns anos. Desmantelar uma política que ainda sequer chegou no seu percentual máximo é não olhar para o futuro e não pensar a educação como projeto de desenvolvimento do país..
A Campanha Nacional por Direitos está junto nesta mobilização. Conheça e participe! Acesse o link na Bio do Instagram ou a página: https://auditoriacidada.org.br/campanha-nacional-por-direitos-sociais/.
Entre em contato com a Coordenação ([email protected]) e faça parte desta Campanha.
#DireitosSociaisJá