Ataques a indígenas Avá-Guarani vitimizam até crianças no PR
💥 ATAQUES A CRIANÇAS AVÁ-GUARANI | “O branco matou a mamãe”: ao menos 17 indígenas Avá-Guarani foram baleados e lideranças denunciam tortura, racismo e falta de proteção do Estado. Crianças e adultos da etnia colecionam traumas após ataques recorrentes no Paraná.
Para os Avá-Guarani é como se a história se repetisse a cada Natal e ano novo. O temor não é apenas restrito à memória, já que as ameaças já eram de conhecimento público e das autoridades na região, como indicam áudios compartilhados em grupos de mensagens de Guaíra (PR), aos quais a Agência Pública teve acesso. Neles, homens não identificados planejavam contra a vida dos indígenas e, até mesmo, dos militares da Força Nacional.
Em 29 de dezembro, plantações e barracos da comunidade foram queimados; no dia 31, duas horas antes da virada do ano, novas áreas foram incendiadas e um indígena baleado no braço. Em 2 de dezembro, os Avá-Guarani enviaram carta ao Ministério dos Povos Indígenas e à Funai alertando sobre a vulnerabilidade e o risco iminente de novos ataques.
👀 Leia a reportagem completa em apublica.org
(Texto e foto: Leandro Barbosa)