Nota da Campanha Contra os Agrotóxicos Sobre o Lançamento do Pronara

Compartilhe:

✊🏿Não há dúvidas de que o dia 30 de junho se inscreve como dia histórico na luta contra os agrotóxicos. O decreto do Programa Nacional de Redução de Agrotóxicos – Pronara, que esteve na pauta de reivindicações desde 2014, foi finalmente assinado pelo presidente Lula, fruto de muita luta durante todo este período.

🌱Diante da hegemonia do agronegócio no Congresso, o Pronara sempre foi visto como um caminho para que o Poder Executivo pudesse ter um plano e ações concretas para reduzir o uso de agrotóxicos no Brasil.

☠️O fato de que o Diário Oficial do mesmo dia 30 de junho tenha trazido a concessão de 115 novos registros de agrotóxicos mostra que ainda há um longo caminho a ser percorrido para concretizarmos os objetivos do Pronara. E os 26 bilhões de renúncias fiscais dadas somente pelo governo federal entre janeiro de 2024 e fevereiro de 2025 para a indústria de agrotóxicos (Syngenta, Corteva, BASF, UPL, Adama, FMC, Bayer, etc) nos lembram de que o “Programa de Incentivo aos Agrotóxicos” segue mais forte do que nunca.

⏳️Aguardamos, nos próximos dias, a instalação do Comitê Gestor do Pronara, que possa manter o diálogo com a sociedade, e, principalmente, avançar na publicação e implementação das ações concretas que constituem o núcleo fundamental do Pronara.

🌐 Lei a nota na íntegra: