Núcleo da ACD Bahia denuncia o peso da dívida pública no 7º ENET e reforça luta pelos direitos sociais

Compartilhe:

Na última sexta-feira, 19 de setembro de 2025, o IFBA Campus Salvador, recebeu o 7º Encontro Nacional dos Estudantes em Ensino Técnico (ENET), que reuniu jovens de escolas técnicas de todo o Brasil para debater os desafios e reivindicar direitos. Entre as principais pautas estiveram a luta contra a evasão escolar, a ampliação da assistência estudantil e a defesa de que “quem entrou quer ficar”, reafirmando que assistência estudantil não é esmola, mas um direito. Entre as reivindicações, destacaram-se a necessidade de mais bolsas, a implementação de restaurantes estudantis (bandejões) nos Institutos Federais e outras políticas públicas que garantam permanência e qualidade na educação.

No grupo de trabalho “Em defesa do orçamento para educação! Pelo fim da dívida pública”, a mesa de expositores contou com a presença de representantes do SINASEFE, da FENET, da reitora do IFBA, de estudantes universitários e também da Auditoria Cidadã da Dívida – Núcleo Bahia, representada pelo engenheiro eletricista Marcos Roberto Borges.

A participação da Auditoria Cidadã da Dívida foi fundamental para demonstrar, com dados concretos, como o orçamento federal tem sido capturado pelo sistema da dívida: cerca de 43% de todos os recursos públicos são destinados ao pagamento de juros e amortizações a um pequeno grupo de banqueiros, enquanto apenas 2,95% chegam à educação pública. Essa realidade evidencia a lógica de exclusão que sacrifica direitos sociais em favor da especulação financeira.

O encontro reafirmou o compromisso da FENET e de todas as entidades presentes em fortalecer a organização da juventude e dos trabalhadores na defesa de uma educação pública, gratuita e de qualidade. Ao lado da luta estudantil, a ACD segue firme na denúncia do desmonte promovido pelo sistema da dívida e na construção de um país onde os direitos sociais, como a educação, estejam no centro das prioridades orçamentárias.

Baixe a apresentação aqui!