Retrospectiva 2025: Confraternização celebra 25 anos da ACD em noite de emoção, arte, cultura e fé

Compartilhe:

A comemoração dos 25 anos da Auditoria Cidadã da Dívida (ACD) reuniu militantes, apoiadores e convidados no auditório da DS-Brasília do Sindifisco Nacional, em uma noite marcada por emoção, arte e reflexão. Conduzido pelo jornalista Beto Almeida, o evento celebrou o encerramento das atividades alusivas ao quarto de século da entidade, hoje referência nacional e internacional na luta pela auditoria da dívida pública com participação cidadã, transparência e justiça fiscal e social.

Na abertura, foram destacadas a trajetória da ACD e a relevância de sua atuação no debate sobre a dívida brasileira. O presidente da DS-Brasília, Antônio Elias, ressaltou a dimensão da luta liderada por Maria Lucia Fattorelli desde os anos 2000 e a urgência de discutir o uso dos recursos públicos e o impacto dos juros no orçamento. Em discurso emocionado, Fattorelli agradeceu à filha Laura, aos voluntários, parceiros, entidades apoiadoras e núcleos estaduais, reafirmando o compromisso da ACD com a justiça social e denunciando o Sistema da Dívida como mecanismo de concentração de riqueza.

O professor Ramiro Chimuris destacou a importância internacional da luta da ACD, enquanto uma celebração ecumênica simbolizou a união espiritual por justiça social, com leituras de diversas tradições e participação de Rafaela Moraes, jovem assentada da reforma agrária. A noite seguiu com manifestações artísticas, música, poesia e cordel, culminando no corte do bolo de 25 anos. O evento integrou um ciclo mais amplo de lives, mobilizações e manifestações, reafirmando o compromisso da ACD com a soberania e um Brasil mais justo.

Relembre o acontecimento na cobertura completa do evento, no site da ACD, aqui.