Artigo da ACD é destaque no exterior: ‘Não troque a Dívida Pública vinda do Proes pelas universidades públicas’
A ACD publicou uma matéria, em novembro de 2020, em meio à pandemia de Covid-19, mas que segue atualíssima, a ponto de ser republicada em portais de notícias aqui no Brasil e no exterior.
Trata-se do artigo de José Menezes Gomes, professor da UFAL, membro da Rede de Cátedras sobre a dívida pública e coordenador do Núcleo Alagoano da Auditoria Cidadã da Dívida (ACD), sob o título “Não troque a dívida pública vinda do Proes pelas universidades públicas”.
A coluna, repercutida recentemente pelo Portal Sul 21, acaba de ganhar espaço no ‘Jornal Tropical’, um dos principais sites de notícias de São Tomé e Príncipe, país africano com cerca de 200 mil habitantes e cuja língua oficial é o Português.
Menezes traça uma linha histórica da dívida pública do Brasil, desde a ‘proclamação da independência’ até os dias atuais, abordando os impactos das reformas trabalhistas e previdenciária e chamando a atenção para os riscos da contrarreforma Administrativa, em curso no Congresso Nacional, apresentada como solução duvidosa para tentar resolver os ‘gastos’ do Estado, porém sem levar em conta o ‘achatamento dos investimentos e do próprio serviço público’.
A abordagem tem como objeto central a urgência da realização da auditoria cidadã da dívida pública e a dificuldade dos estados brasileiros em honrarem com seus compromissos cotidianos, enquanto são pressionados pela crescente onda de privatizações.
Leia a íntegra do artigo de José Menezes Gomes no link do Jornal Tropical:
