A inadimplência no Brasil decorre dos juros extorsivos

Compartilhe:

Quando falamos que o Brasil é o campeão mundial em juros altos, não é exagero! A maioria dos brasileiros(as), quando precisa de crédito, é levada a uma verdadeira extorsão pelas instituições financeiras, como comprova o resultado de uma simulação que compara um empréstimo pessoal no Brasil e em Portugal.
Constatamos que enquanto uma pessoa que reside em Portugal consegue crédito junto a instituição financeira ao custo de 10,6% de juros ao ano, aqui no Brasil esse custo é muitas vezes maior e salta para 116% ao ano, considerando o mesmo período de vigência de um empréstimo de R$1.500 aqui e 1.500 euros lá.

E olha que a taxa de juros brasileira usada na simulação é a de crédito direto ao consumidor (CDC), em tese mais “barata”, pois se levarmos em consideração as taxas aplicadas sobre cartões de créditos, esse volume de juros pode ultrapassar os 1000% ao ano.

A recente Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra alta anual tanto no volume da população endividada quanto inadimplente, praticamente todos os indicadores acima dos parâmetros de 2022, atingindo principalmente as famílias de renda média.

Os juros altos praticados no Brasil são os grandes responsáveis por essa tragédia que vem acometendo o povo brasileiro, principalmente devido à política de juros altos adotada pelo Banco Central, pois o patamar da Selic (em 13,75% a.a. desde agosto/2022) influencia em todas as demais taxas de juros praticadas no país.

É urgente a aprovação do Projeto de Lei Complementar 104/2022, que limita os juros no Brasil, para interromper tanto a sangria do orçamento público, que gasta R$ 40,1 bilhoes a mais anualmente, a cada 1% de aumento da taxa SELIC, com juros da chamada dívida pública, quanto para aliviar o orçamento das famílias e reduzir o endividamento da maioria da população brasileira.

Apoie a campanha pelo limite dos juros e com apenas 1 clique pressione parlamentares, para assinarem o requerimento pela criação da Frente Parlamentar sobre o Limite dos Juros e a Auditoria Integral da Dívida Pública com Participação Popular: https://auditoriacidada.org.br/pressione-pela-criacao-da-frente-parlamentar-sobre-o-limite-dos-juros-e-a-auditoria-integral-da-divida-publica-com-participacao-popular/