ACD lança virtualmente a Cartilha “Auditoria da Dívida Pública: Ferramenta fundamental para garantir transparência, correta aplicação dos recursos públicos e desenvolvimento socioeconômico do Brasil”

Compartilhe:

Foi um sucesso o lançamento virtual da Cartilha “Auditoria da Dívida Pública: Ferramenta fundamental para garantir transparência, correta aplicação dos recursos públicos e desenvolvimento socioeconômico do Brasil”, ocorrido nesta terça-feira, dia 16/maio.

Quem não conseguiu assistir ao vivo, pode acessar a gravação, que ficou registrada no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=PvspOCYh3Fo), e constatar a participação de dezenas de representantes da sociedade civil, em especial da classe trabalhadora, das mais diversas áreas profissionais e regiões do país: de Roraima ao Rio Grande do Sul.

Esse lançamento foi antecipado, diante do rolo compressor instalado no Congresso Nacional para aprovar, a toque de caixa, o PLP 93/2023 que trata do “Novo Arcabouço Fiscal”.

O projeto foi apresentado pelo governo federal, garantindo todos os privilégios para o pagamento dos questionáveis juros do Sistema da Dívida, e, ao mesmo tempo, mantendo o teto de gastos sociais com um pífio crescimento real anual!

A expressiva participação de lideranças sindicais durante a live de lançamento da Cartilha mostra a clara percepção das perdas impostas por esse projeto à classe trabalhadora.
O relator Deputado Cláudio Cajado piorou ainda mais o projeto e impôs, entre outras sanções, a proibição para concursos públicos e para reajustes de salários do funcionalismo público, caso não sejam cumpridas as metas (que garantem a sobra de recursos para a dívida), mostrando, mais uma vez, de onde sai o dinheiro e o sacrifício para bancar os extorsivos juros pagos aos bancos e grandes rentistas.

A Cartilha está disponível em (https://bit.ly/41XrKbL) e será lançada em evento presencial na Câmara dos Deputados, dia 23/maio, às 15 horas, porque precisamos mostrar aos parlamentares que já vimos que todo esse sacrifício imposto por esse projeto que aprofunda a austeridade fiscal no país se presta a servir a uma dívida nunca auditada, repleta de ilegalidades e ilegitimidades!

A coordenadora da ACD, Maria Lucia Fattorelli, coordenou o lançamento e registrou forte agradecimento a todas as entidades que apoiaram e viabilizaram a concretização da Cartilha, considerada pelos participantes da live como um importante instrumento para a mobilização social consciente. Agradeceu também o pronto comparecimento das entidades ao evento de lançamento, a todas as pessoas que colaboraram na elaboração da Cartilha, e à equipe da ACD, que em 24 horas viabilizou essa expressiva atividade, que mostrou a força do nosso movimento. “Seguiremos adiante, até garantir transparência, correta aplicação dos recursos públicos e desenvolvimento socioeconômico do Brasil, como diz o título da Cartilha”, afirmou.