Aepet mostra preocupação com indicação de Jean Paul Prates para a Petrobras

Compartilhe:

Em nota, a Associação dos Engenheiros da Petrobras (AEPET) revelou preocupação com a indicação de Jean Paul Prates para a presidência da Petrobras. No texto, destacaram algumas das declarações e posturas políticas do ex-senador e empresário.

Prates foi entusiasta da quebra do monopólio estatal do petróleo exercido pela Petrobras, no governo FHC, em 1997. Defendeu a privatização da Petrobras, participou da elaboração da Lei do Petróleo (Lei No 9478/97) e foi redator do Contrato de Concessão. Desde 1991, atuou como empresário e consultor das petrolíferas que pretendiam explorar o petróleo e o mercado brasileiros, através da Expetro Consultoria”, diz a nota.

A Aepet ainda lista oito iniciativas relativas ao setor energético e à Petrobras que gostariam que se tornassem realidade, como a restauração do monopólio estatal do petróleo e o fim do Preço Paritário de Importação (PPI).

Coordenadora nacional da ACD, Maria Lucia Fattorelli reforça a urgência do fim do PPI, grande causador da inflação no país e responsável pelo grande lucro aos acionistas. “Lucro exorbitante da Petrobras é lucro da vergonha. É dinheiro arrancado de caminhoneiros, famílias pobres, todo o povo onerado pela alta dos combustíveis e inflação. Aí o Banco Central sobe juros, prejudica toda a economia e não reduz inflação!”, afirma.

Leia a nota completa da AEPET