Ampliando fronteiras, Auditoria Cidadã entra no mundo acadêmico

Compartilhe:

* Por Ana Carolina Madeira

Poucos dias após o III Congresso Catarinense 2018 de Auditoria Cidadã da Dívida, foi anunciada uma disciplina sobre dívida pública no Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (CED/UFSC). A disciplina “O financiamento da educação básica brasileira no contexto do capitalismo financeirizado” é voltada para formação de docentes e utiliza textos do economista Rodrigo Ávila e da auditoria fiscal aposentada da Receita Federal Maria Lucia Fatorelli.

O professor doutor Marcos Edgar Bassi trabalhará na linha de investigação: Trabalho, educação e política. De acordo com a ementa, serão tratados, “financiamento da educação pública no Brasil: contexto, conceitos, fundamentos legais, fontes de recursos, políticas de fundos e aspectos gerais. Financiamento de políticas e programas da educação básica. Valorização do magistério: piso, carreira e remuneração. Controle dos gastos públicos em educação”. A matéria faz parte do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE). Essa disciplina de doutorado em Educação passou por aprovação do colegiado do PPGE/UFSC há três meses. O professor defendeu a criação da disciplina com material da ACD.

São Paulo
Em novembro, acontece o encontro da Associação Nacional dos Pesquisadores em Financiamento da Educação, na UNICAMP. Neste evento, o integrante do Núcleo Catarinense de Auditoria Cidadã da Dívida (ACD/SC), Antoniel Gonçalvez e o professor Bassi pretendem levar a proposta da criação de um grupo de trabalho para desenvolver a temática acerca da Dívida Pública e suas implicações sobre as políticas públicas para o financiamento de educação brasileira.
“Esse grupo de pesquisadores tem vínculo com a grande maioria das universidades públicas. Acho que vai ser mais uma conquista. Lá no encontro da UNICAMP, o professor Marcos irá falar da experiência da disciplina que aborda a dívida pública aqui no CED/UFSC”, conta Gonçalvez.

Minas Gerais
Na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) também foi criada uma disciplina no mestrado do Direito que está adotando dois livros da Auditoria Cidadã da Dívida. A coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Fattorelli é professora voluntária da matéria. “O professor Antônio Gomes Vasconcelos me convidou para atuar como professora voluntária (à distância), e assim, todas as quintas-feiras da semana passada fiquei plugada por Skype acompanhando o grupo. A turma era brilhante! Haverá continuidade nesse segundo semestre. Estamos entrando na Academia, pouco a pouco! Mas isso é um grande feito, pois acreditamos que será por meio do conhecimento que avançaremos! “, resume a auditora fiscal aposentada.

* jornalista e integrante do núcleo Santa Catarina da Auditoria Cidadã da Dívida