ANDES usa dados da ACD para criticar política econômica do Governo

Compartilhe:

O Sindicato Nacional dos docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES) publicou sua avaliação sobre a atual política econômica, que persiste favorecendo os privilégios dos banqueiros e especuladores do mercado financeiro, como os governos anteriores.

Com muita honra para todos nós da Auditoria Cidadã da Dívida, para justificar a crítica, o sindicato utiliza informações  da ACD, mostrando que 46,3% do orçamento federal executado em 2022 foram destinados ao pagamento de juros e amortizações da dívida pública. A fatura dessa despesa é suportada pelos cidadãos, que acabam privados dos recursos que poderiam ser direcionados para áreas cruciais como saúde, educação, assistência social e demais investimentos sociais.

A publicação destaca que a Auditoria Cidadã da Dívida vem alertando há anos sobre o aumento preocupante da dívida pública. Vale lembrar que essa dívida, que não deveria existir em proporções tão elevadas, desempenha um papel crucial no Sistema da Dívida, onerando cada vez mais a situação econômica do país.

Como base para avaliação, a publicação utilizou o relatório “Situação Econômica Mundial e Perspectivas para 2024”, divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 4 de janeiro.

#DividaPública #SistemadaDívida #Andes #ACD #AuditoriaCidada