Auditoria Cidadã cria núcleos em diversos estados

Compartilhe:

 

Portal da FENAJUFE

http://www.fenajufe.org.br/index.php/imprensa/ultimas-noticias/fenajufe/1580-auditoria-cidada-cria-nucleos-em-diversos-estados

 

Publicado em Quarta, 11 Dezembro 2013 17:45 | Imprimir | E-mail | Acessos: 103

No DF, reunião do núcleo local será na Fenajufe, dia 14/12

 

 

A Auditoria Cidadã da Dívida está formando núcleos por todo o Brasil. Atualmente eles já estão em funcionamento em Alagoas, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Oeste do PR. Agora estão em fase de formação na Bahia, Ceará, Piauí, Santa Catarina e Curitiba.

Em Brasília, houve uma reunião para a criação do Núcleo DF, no dia 7 de dezembro, com a participação de 21 pessoas. Para coordenar este núcleo, foi escolhida a coordenadora da Fenajufe, Eugênia Lacerda. A primeira reunião de trabalho do Núcleo do DF será realizada na sede da Fenajufe, no próximo sábado (14/12), às 9 horas, e está aberta à participação de todos os interessados.

O encontro de criação do Núcleo DF contou com a participação da coordenadora nacional da Auditoria Cidadã, Maria Lúcia Fatorelli, que apontou algumas questões preocupantes contidas no Projeto de Lei Orçamentária (PLOA 2014), como a previsão de queda dos gastos com pessoal em relação à Receita Corrente Líquida comparativamente a 2013, o reajuste de apenas 6,6% do salário mínimo, a redução das novas aposentadorias em virtude dos novos dados do IBGE sobre expectativa de vida, que impacta o Fator Previdenciário, além da importância da compreensão do sistema da dívida dos estados, tendo em vista a tramitação do Projeto de Lei Complementar 238/2013 no Congresso Nacional (PLC 99/2013 no Senado).

Ao final, Maria Lúcia falou sobre a atuação da auditoria cidadão nos estados. Eugênia Lacerda falou sobre a importância da reunião: “Fico feliz que mais um núcleo da Auditoria Cidadã tenha sido criado porque será mais um para lutar pela auditoria da dívida pública. O Brasil é a 7ª economia mundial. Para onde está indo o dinheiro? Como o Governo pode dizer que não tem dinheiro para repor a inflação dos servidores públicos? Somente uma auditoria poderá responder essas perguntas.”

Confira aqui alguns contatos de núcleos em formação.

Conheça mais sobre o assunto: http://www.auditoriacidada.org.br/

Por Eduardo Wendhausen Ramos