AUDITORIA CIDADÃ DA DÍVIDA, 20 ANOS!

Compartilhe:

A Auditoria Cidadã da Dívida celebra seus 20 anos de luta por transparência e justa distribuição dos recursos públicos.
Coordenada desde o início por Maria Lucia Fattorelli, a entidade tem muito a comemorar nessas duas décadas de muita dedicação voluntária e inúmeras realizações, graças ao contínuo suporte e a participação de voluntários(as) e entidades apoiadoras da Auditoria Cidadã da Dívida.

A primeira cartilha foi produzida em julho do ano 2000, em colaboração ao Plebiscito Popular da Dívida Externa  realizado na Semana da Pátria daquele ano.

Aquele plebiscito coletou mais de 6 milhões de votos às questões colocadas, sendo que uma delas versava sobre a auditoria prevista na Constituição, o que motivou a criação do movimento.

A cada ano, foram avançando os estudos técnicos, investigações, pesquisas, publicações, atividades de mobilização social, diversos seminários nacionais e internacionais, cursos presenciais e a distância, campanhas populares, além de iniciativas junto aos poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público, tanto em âmbito federal como em diversos estados e municípios, onde os Núcleos da Auditoria Cidadã da Dívida foram se formando e engrandecendo o trabalho da entidade.

Entre as participações institucionais no país, merece destaque a assessoria técnica de Maria Lucia à CPI da Dívida Pública realizada na Câmara dos Deputados em 2009/2010 e à CPI da PBH Ativos S/A em 2017, entre outras participações pontuais, como a CPI da Previdência no Senado e inúmeras audiências públicas sobre dívida pública, securitização de créditos, swap cambial, reformas tributária, trabalhista, da Previdência e direitos humanos.

Internacionalmente, Maria Lucia atuou como membro da comissão criada pelo presidente Rafael Correa para a realização da auditoria integral da dívida do Equador (2007/2008); integrou a comissão criada pelo Parlamento Helênico para auditar a dívida pública da Grécia em 2015, e foi membro do grupo de especialistas da UNCTAD/ONU no período de elaboração dos princípios para um endividamento responsável.

Os trabalhos da Auditoria Cidadã da Dívida ficaram mundialmente conhecidos, e um dos livros “Auditoria Cidadã da Dívida: Experiências e Métodos” foi traduzido para espanhol, francês, inglês, italiano, grego e árabe. Em seguida, vieram os pedidos para ministrar cursos e participar de eventos de fundação de movimentos de auditoria cidadã em diversos países europeus, latino-americanos e de outros continentes.

Para iniciar a comemoração dos 20 anos da entidade, o acesso ao PDF completo dos livros “Auditoria Cidadã da Dívida: Experiências e Métodos”, “Auditoria Cidadã da Dívida dos Estados”, uma das raras bibliografias sobre o tema no Brasil, e o Caderno de Estudos “A Dívida Pública em Debate” será liberado no decorrer da semana.

Nessa importante data, Maria Lucia declara: “Só tenho a agradecer à vida pela oportunidade de coordenar por tantos anos um movimento tão digno, que conta com pessoas dedicadas à busca da verdade em relação às contas públicas; um movimento que tem levado esperança às pessoas quando lembra continuamente as imensas riquezas e potencialidades do nosso país, e denuncia a atuação do Sistema da Dívida, expressão que tive a honra de criar, e que tem sido tão útil para caracterizar a utilização do endividamento público às avessas, subtraindo recursos que deveriam chegar à educação, à saúde e à garantia de vida digna para todas as pessoas. Seguiremos lutando pelo cumprimento da Constituição, não só porque é preciso obedecer o mandamento que obriga realizar a auditoria da dívida, mas principalmente porque essa dívida gerada por mecanismos questionáveis e até fraudulentos tem impedido o nosso desenvolvimento socioeconômico; tem servido de justificativa para cortes de recursos, contrarreformas, privatizações, e já é hora de virar o jogo! Gratidão imensa a todas as pessoas que têm construído o movimento ao longo desses 20 anos, atuando na coordenação nacional, na equipe de trabalho da secretaria, nos núcleos, entidades apoiadoras e pessoas voluntárias, conhecidas e anônimas, por toda parte. Vamos unidos virar esse jogo! Chegou a hora!”

Ao longo dos próximos meses, em comemoração dos 20 anos de luta, além de disponibilizar o acesso a livros e outros materiais, a Auditoria Cidadã da Dívida realizará uma série de eventos virtuais, iniciando por uma live com a participação de representantes dos 32 núcleos nesta terça-feira (1 de setembro), às 10h, no canal e página da Auditoria Cidadã no Youtube e Facebook. Acompanhem as nossas redes e participem do nosso movimento.