Auditoria Cidadã mobilizada contra o PLP 459/2017 na Câmara dos Deputados

Compartilhe:

Durante a reunião da Comissão de Finanças e Tributação (CFT) no Congresso Nacional, voluntários da Auditoria Cidadã da Dívida abordaram, nesta quarta-feira (11), parlamentares e assessores para entregar cópias da Interpelação extrajudicial que irá subscrever o requerimento de audiência pública sobre o PLP 459/2017 (securitização da dívida).

A mobilização é parte da estratégia para pressionar os deputados federais a rejeitarem o projeto de lei que legaliza esquema financeiro de endividamento público sem contrapartida.

Além do PLP 459/2017, os colaboradores também alertaram sobre os riscos do PL 9248/2017, relativo ao aumento do depósito remunerado da sobra de caixa dos bancos e o famigerado congelamento de investimentos sociais na LDO 2019.

Muitos parlamentares se comprometeram a estudar melhor o material e alguns receberam os voluntários em seus gabinetes e afirmaram engajamento na luta contra o projeto. Ao presidente, três vices da Comissão, além do relator do PLP 459, a interpelação foi entregue via cartório.

Na véspera, a coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli e voluntários da entidade reiteraram o pedido ao presidente da Comissão de Finanças e Tributação, deputado Renato Molling, para que não coloque o projeto em votação e agende audiência pública para debater, com especialistas, o projeto.