Auditoria Cidadã participa da III Conferência Regional da Latindadd Rede Latinoamericana por Justiça Econômica e Social no México

Compartilhe:

Com o tema “Nuestra America em Disputa”, a Cidade do México realizou nos dias  21 e 22/março a III Conferência Regional da Latindadd.

Representada pela coordenadora do núcleo São Paulo, Carmen Bressane, a Auditoria Cidadã esteve presente ao encontro e pode fazer um intercâmbio de informações entre representantes de organizações de diversos países latino americanos, integrantes da Rede Latindadd.

Constatou-se que na grande maioria desses países se vive hoje uma ofensiva conservadora, sustentada por um modelo rigoroso de economia neoliberal que retira direitos sociais para incrementar, cada vez mais, os interesses das transnacionais e do sistema financeiro. A ofensiva conservadora compromete também as diversidades e identidades dos povos.

O vórtice do endividamento é mais uma vez apresentado em nossa América, como uma nova expressão da pilhagem de nossos povos. Mais uma vez a questão da dívida é colocada de volta na agenda, a dívida torna-se novamente o mecanismo do capital financeiro para extrair os recursos de nossos países, através do crescimento da dívida interna e externa. A tarefa de enfrentar o fundamentalismo neoliberal hoje é
desmantelar a tríade de acordos de livre comércio, endividamento interno e externo e impunidade fiscal do poder corporativo.

A partir desta III Conferência Regional, a Rede Latindadd assume o desafio de contribuir para fortalecer a resistência e aprofundar a luta pela unidade dos movimentos sociais que nos permitirão enfrentar com sucesso a atual contraofensiva conservadora que existe em nossa região.

Veja documento final da Conferência