Auditoria Cidadã participa do maior evento sobre direito sindical no Brasil

Compartilhe:

Auditoria Cidadã da Dívida esteve presente durante o IV Congresso Nacional de Direito Sindical – A Derrocada dos Direitos Trabalhistas e a Tentativa de Aniquilamento do Sindicalismo: Reflexão e Resistência, realizado em Belo Horizonte (MG), nos dias 14 e 15 de setembro.

Em meio aos retrocessos acelerados durante o governo de Michel Temer, o debate sobre Direito Coletivo, Reforma da Previdência, Reforma Trabalhista entre outros temas foi um importante espaço de reflexão, análise de conjunturas e elaboração de ações possíveis.

A coordenadora nacional da ACD, Maria Lucia Fattorelli, participou com a palestra: “O Sistema da Dívida e seus impactos para os direitos sociais”, onde evidenciou como as políticas de priorização do pagamento da dívida e desvio de recursos públicos para o sistema financeiro prejudicam diretamente a prestação de serviços públicos a população.
Ela ainda enfatizou que é preciso organização e mobilização social para impedir que novos esquemas financeiros sejam legalizados pelo Congresso Nacional, como o PLP 459/2017, que trata da securitização de créditos.

Durante o evento ainda aconteceu o lançamento de três livros para os quais Fattorelli contribuiu com artigos:

– A Previdência Social dos Servidores Públicos: direito política e orçamento. Organizado por Flávio Roberto Batista e Júlia Lenzi Silva.

– Resgatar o Brasil. Coordenado por Jessé Souza e Rafael Valim. (https://goo.gl/PJqfKM)

– Trabalho, Globalização e Economia: crise dos modelos atuais. Organizado pelos professores Antônio Gomes de Vasconcelos, Daniela Rodrigues Machado Vilela e Platon Teixeira de Azevedo Neto. (https://goo.gl/bxN6CB).