Banco Central joga contra a economia do país e prejudica o conjunto da sociedade mas garante vultosos lucros aos bancos

Compartilhe:

Recentemente, a imprensa noticiou que no primeiro trimestre de 2023 o banco Itaú / Unibanco lucrou R$ 8,435 bilhões, o que representou o segundo maior lucro trimestral da história dos bancos no Brasil. Em seu “Relatório da Administração” do primeiro trimestre, o banco comemorou o aumento de quase 10% na sua receita financeira líquida, e reconheceu abertamente que isso decorreu do “impacto positivo do aumento da taxa de juros”. (Fonte: bit.ly/3NF8DxG – pág 3).

É impressionante vermos a desfaçatez do setor financeiro comemorar o “impacto positivo do aumento da taxa de juros” enquanto para todos os outros setores esse aumento jamais poderia gerar nenhum “impacto positivo”, mas sim, menos investimentos, menos empregos, e menos salários. E para o governo, claro, mais gastos com juros da dívida pública federal.

Está mais do que evidente quem são os verdadeiros beneficiários das altas da taxa de juros executadas pelo COPOM (Comitê de Política Monetária) do Banco Central, que não combatem inflação, que por sua vez está totalmente dentro da meta. Nunca esteve tão clara a ilegitimidade de grande parte da dívida pública brasileira.

AUDITORIA JÁ! COM PARTICIPAÇÃO DA SOCIEDADE!