Banco Central tem defendido a elevada taxa Selic (13,75% ao ano), sob a falsa justificativa de controlar a inflação

Compartilhe:

Em entrevista, nesta manhã, na rádio CBN Maceió, a coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli e o coordenador do Núcleo da ACD, em Alagoas Professor José Menezes Gomes, falaram da importância do Projeto de Lei Complementar PLP 104/2022 que trata da limitação dos juros no Brasil. Segundo os coordenadores, o Banco Central tem defendido a elevada taxa Selic (13,75% ao ano), sob a falsa justificativa de controlar a inflação em nosso país. Para eles, a política adotada pela Petrobras desde 2016, com base no Preço de Paridade de Importação (PPI) é que tem provocado o exagerado aumento no preço dos combustíveis e consequentemente, gerado inflação em cadeia nos preço de todos os produtos que dependem do predominante transporte rodoviário brasileiro.
É urgente a revogação do PPI e a limitação dos juros no Brasil, pois a cada 1% de aumento na Selic, também ocorre aumento anual de R$ 40,1 bilhões em juros da dívida pública, que beneficia principalmente bancos e grandes rentistas privilegiados.
A Atual política de juros altos também tem levado diversas empresas a falência, conforme se tem visto em noticiários, inclusive montadoras de veículos concedendo férias coletivas aos trabalhadores. Confira a entrevista abaixo: