BANCOS SÓ EMPRESTAM PARA MICROEMPRESAS COM GARANTIA DE 85% DO TESOURO

Compartilhe:

O sistema financeiro não tem do que reclamar. Apesar de o país estar atravessando uma das mais graves crises de sua história, garantir o lucro dos bancos tem sido a prioridade do governo.

No dia 23 de maio, primeiro dia útil após o Congresso confirmar o estado de calamidade pública em função da epidemia do Coronavírus, o presidente do Banco Central anunciou um pacote de ajuda aos bancos de R$ 1,2 trilhão. A justificativa era aumentar a liquidez dos bancos (volume de dinheiro disponível) a fim de facilitar empréstimos a juros baixos às empresas. (leia mais: https://bit.ly/2MthTGb)

Mas os bancos além de não liberarem os recursos, aumentaram as taxas de juros e ainda reduziram os prazos para pagamentos de novas dívidas. A justificativa foi de que a pandemia trazia maior risco de inadimplência.

No dia 2 de junho o governo anunciou que o Tesouro iria dar garantias contra calotes aos bancos para que liberassem dinheiro. Mas o sistema financeiro não quer assumir os riscos inerentes à sua lucrativa atividade. Nesse sentido, o governo federal já expediu comunicado de possibilidade de acesso a crédito por microempresas, no qual o Tesouro Nacional assumirá 85% das garantias e os bancos apenas 15%, como noticiado pelo Valor:

“Outra questão que está travando a fluidez do crédito refere-se às garantias, pois o Tesouro Nacional ficaria com 85% destas enquanto os bancos assumiriam 15%. Ocorre que o sistema bancário não quer correr risco algum.”

“Guedes, nesse sentido, citou a injeção de R$ 15,9 bilhões que o Tesouro fará no Fundo Garantidor de Operações (FGO), do Banco do Brasil, com o que o governo pretende destravar o crédito às micro e pequenas empresas. O FGO cobrirá até 85% das perdas das carteiras de crédito dos bancos nessas operações.”

Não será espanto algum, se ao final do ano, apesar de uma crise que devastou a economia ,com agravamento da desigualdade social, do desemprego e da desindustrialização, os bancos apresentarem lucro. Um tapa na cara da sociedade!