Bancos têm mais lucro… e o povo mais dívida!

Compartilhe:

Duas notícias do jornal Valor Econômico desta quinta-feira (3) retratam bem a diferente realidade econômica vivida pela população brasileira em comparação com os bancos. Enquanto uma notícia mostra que mesmo após a retomada dos índices de emprego a capacidade do cidadão comum e dos microempresários de arcar com o pagamento dos créditos (empréstimos consignados, financiamentos, cartões de crédito, etc.) piorou, em outra é informado que o lucro do sistema financeiro nacional cresceu 20% em relação ao ano passado (no período de doze meses até junho de 2022), somando R$ 138 bilhões. Os dados das duas notícias são do Relatório de Estabilidade Financeira (REF) do Banco Central, divulgado hoje.

Com um dos juros mais altos do mundo, o Brasil vê o número de famílias endividadas crescer e nenhuma mudança ser feita para coibir os mecanismos que enriquecem o setor financeiro às custas do dinheiro depositado pela população, como ocorre com a remuneração da sobra de caixa dos bancos. Nesta operação, o dinheiro que deveria retornar à sociedade por meio de empréstimos a juros baixos é depositado no Banco Central, que paga a esses bancos uma remuneração diária e garantida, por meio das chamadas “operações compromissadas” e dos “depósitos voluntários remunerados”. E a cada aumento da taxa básica de juros (Selic), o lucro é ainda maior para eles!

Isso precisa mudar! Apoie a Campanha pelo Limite dos Juros no Brasil e nos ajude a impedir que esse mecanismo siga funcionando, além de limitar a no máximo 12% ao ano a taxa de juros, fazendo com que o acesso ao crédito seja facilitado para todos e todas! Chega de pagar taxas abusivas enquanto os bancos nadam em dinheiro! Acesse o site www.auditoriacidada.org.br/limitedosjuros e faça parte desse movimento pressionando parlamentares e votando favoravelmente na enquete oficial da Câmara!

#LimiteDosJurosJá #TemQueVirarLei