Evento em Belo Horizonte debate “Dívida pública, direitos sociais, política fiscal e desenvolvimento econômico” com professor Ramiro Chimuris

Compartilhe:

A Escola Judicial do Tribunal Regional da 3ª Região e o Programa Universitário de Apoio às Relações de Trabalho e à Administração da Justiça / PRUNART-UFMG realizam evento que trará a debate o processo de endividamento dos países em desenvolvimento e a dívida pública como elementos estruturais da relação entre o sistema da finança global e a crise financeira daqueles estados, entre eles o Brasil, e seus reflexos nos respectivos sistemas políticos, desenvolvimento econômico e social. Trata-se de debate qualificado sobre o “sistema da dívida pública”, no contexto de financeirização da economia global orientado pelas premissas que fundamentam a constituição econômica e social do estado democrático de direito.

Será palestrante o Prof. Dr. Ramiro Chimuris Sosa, conferencista internacional, pesquisador do sistema internacional da dívida, catedrático da Universidade da República Oriental do Uruguai (UDELAR), coordenador e co-fundador da Rede Internacional de Cátedras sobre a Dívida Pública.

Data: 31/08/2018
Horário:
15h às 16h30
Local:
TRT3, Plenário, 10º andar, Av. Getúlio Vargas, 225, BH/MG
Organizadores:
PRNART-UFMG e Escola Judicial TRT3

Mini-currículo do Palestrante

Doutor em Direito e Ciências Sociais (1997), pela Universidade da República Oriental do Uruguai (UDELAR).
Professor da Faculdade de Direito da UDELAR, Responsável pelo Curso de Educação Permanente: “Dívida Pública, Tratados Internacionais e Direitos Humanos para a construção de um novo paradigma legal”.

Co-fundador e Coordenador da Rede Internacional de Cátedras sobre a Dívida Pública desde 2015.

Especialista em estudos e atividades sobre o tema da dívida pública externa e interna dos países desde 1987.

Membro do Comitê para a Abolição de Dívidas Ilegítimas (CADTM).

Participou da Comissão de Auditoria Integral do Crédito Público do Equador (CAIC), como jurista internacional independente (2007-2008).

Professor e palestrante em diversas universidades da América Latina e Caribe, Europa e África, sobre questões de dívida externa (desde 1987) e tratados internacionais (desde 1990).

Autor de vários artigos e livros, dentre os mais recentes: CHIMURIS, RAMIRO (2018, in press). Dívida Pública e Direitos Humanos. Montevideo e CHIMURIS, RAMIRO (2018, in press). Dez anos após a Auditoria da Dívida Pública no Equador. Montevidéu.