Brasil é única grande economia em desaceleração, aponta OCDE

Compartilhe:

Notícia publicada pelo jornal Valor Econômico revela que Brasil é único país de grande economia que aparece com desaceleração de crescimento nos indicadores da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A reportagem aponta que países como EUA, Japão, Canadá, Alemanha e Itália apresentam ritmo de aumento constante, e que o mesmo ocorre em países com economias emergentes, como Índia, Rússia e China.

Interessante observar que até mesmo o FMI – que projeta um crescimento de apenas 3,7% para o Brasil em 2021, contra 6% no mundo – está dizendo que os governos têm que aumentar os gastos para enfrentar a crise. Porém, o Congresso Nacional acabou de aprovar a PEC 186 (EC 109) que coloca o ajuste fiscal na Constituição, e deixa livre, sem limite, o gasto com a chamada dívida pública e seus mecanismos.

O governo brasileiro insiste na política recessiva de ajuste fiscal, alegando que não há recursos para, por exemplo, um auxílio emergencial maior, apesar de ter mais de R$ 1,5 TRILHÃO na Conta Única do Tesouro. Na verdade, o objetivo do governo é manter esta montanha de dinheiro reservada para o pagamento da questionável dívida pública, que tem pago taxas médias de mais de 8% de juros ao ano a grandes bancos e investidores.

Contribui também para este resultado a política monetária do Banco Central, que enterra a economia brasileira, aumentando juros e remunerando sem risco a sobra de caixa dos bancos, que assim só aceitam financiar pessoas e empresas a juros bem altos.

Por isso exigimos que seja realizada auditoria de cada centavo pago com o nosso sacrifício. Acesse a ferramenta em nosso site e com apenas um clique, nos ajude nessa batalha!

https://auditoriacidada.org.br/conteudo/exigimosauditoriaja/