CADTM menciona o aumento da mobilização pela auditoria da dívida no Brasil

Compartilhe:
Artigo do Comitê pela Anulação das Dívidas Ilegítimas (CADTM), sediado na Bélgica, menciona o aumento da mobilização pela auditoria e anulação das dívidas ilegítimas no Brasil, onde a Auditoria Cidadã da Dívida (ACD) tem acompanhado e denunciado as novas formas de endividamento:
 
“No Brasil, a Auditoria Cidadã da Dívida (ACD) cresceu significativamente a sua força a partir de 2015/2016, com ampliação da presença entre os movimentos sociais e sindicatos, e entre os parlamentares do campo progressista. A ACD mostrou como o mecanismo da ‘dívida externa’ tem sido feito também por meio da dívida ‘interna’, que tem sido paga às custas de grande transferência de renda da classe trabalhadora para bancos e grandes investidores, e tem sido usada como justificativa para diversas reformas neoliberais. Boa parte dessas reformas foram aprovadas graças à situação de pandemia, onde o Parlamento fechou as portas à população”, diz o texto.
 
Ainda segundo o artigo, “No Brasil, mais da metade do orçamento federal tem sido destinado ao pagamento de juros e amortizações da dívida pública, ocasionando grande transferência da riqueza dos trabalhadores para os rentistas”.
 
O artigo mostra também que a nova conjuntura internacional deve favorecer uma maior mobilização em torno do tema ao redor do mundo, diante de um aumento das taxas de juros internacionais, e dos preços de alimentos e combustíveis, principalmente no caso de países que não exportam estes produtos.