Câmara vota hoje MP que autoriza empréstimo consignado através do Auxílio Brasil

Compartilhe:
A Câmara dos Deputados deve votar nesta quarta-feira (29) Medida Provisória (MP 1106/22) que autoriza empréstimo consignado a beneficiários de programas sociais, como o “Auxílio Brasil”. Segundo a MP, estes benefícios poderão ser cortados em até 40% para o pagamento dos juros e amortizações deste empréstimo.
 
Ou seja, ao invés do governo reduzir os juros e auditar a dívida pública – o que garantiria efetivamente o emprego, renda e condições de vida dignas para a população – ele prefere endividar ainda mais o povo, aumentando o lucros dos bancos, principais beneficiados com as altíssimas taxas de juros da dívida pública e também destes “empréstimos consignados”. Ganhando altas taxas de juros com a remuneração da sua sobra de caixa pelo Banco Central, dentro do sistema da dívida pública, os bancos não se interessam em emprestar a juros baixos para as pessoas mais pobres.
 
Em live realizada em agosto do ano passado, a coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida conversou com o consultor financeiro Marcelo Segredo na live “Como os juros altos afetam a sua vida” e, entre diversos temas de interesse público, questionou por que os bancos preferem o empréstimo do tipo consignado. (assista em https://youtu.be/rsVmwUIJA-s)
 
Durante sua apresentação, Marcelo mostrou que apesar dos bancos já possuírem a garantia de recebimento direto da folha de pagamento, ainda assim cobravam taxas como o seguro prestamista, uma verdadeira armadilha para lucrar ainda mais valendo-se da falta de conhecimento da população endividada. Com essa MP, vemos que os bancos querem abocanhar até mesmo os benefícios sociais, através de seus juros extorsivos.
 
Vamos virar esse jogo! O povo não quer pagar mais juros! O povo quer salário, emprego e serviços públicos de qualidade! Neste sentido, na semana passada, a Auditoria Cidadã da Dívida protocolou oficialmente na Câmara e Senado um Projeto de Lei para limitar as taxas de juros no Brasil. Pressione você também, respondendo as enquetes da Câmara e do Senado!