“Campanha Nacional por Direitos Sociais” vai reunir entidades de todo o Brasil para unificar lutas
Quase 100 pessoas, de diversas entidades, centrais e movimentos sociais, se reuniram na manhã desta quarta-feira (17/01) para organizar a “Campanha Nacional por Direitos Sociais”.
O foco da campanha é unificar as lutas por direitos sociais, fortalecendo todas elas. Visa também mostrar que não falta dinheiro no Brasil e que o problema está nas restrições orçamentárias aos direitos sociais impostas pelo arcabouço fiscal, e a priorização dos gastos com juros e mecanismos do Sistema da Dívida.
A reunião foi iniciada com uma breve exposição da coordenadora da ACD, Maria Lucia Fattorelli, sobre os aspectos que motivaram a proposta dessa campanha durante a última reunião do conselho político da ACD (telas disponíveis aqui).
Em seguida, seguiu-se rico e participativo debate, com apresentação de propostas para a construção da campanha, o que demonstrou o grande entusiasmo dos participantes com a campanha.
Fattorelli destacou que a campanha não é da ACD, mas sim coletiva e viva, abrangendo todas as entidades, centrais e movimentos que compareceram hoje e as demais que queiram participar.
Dentre as deliberações principais, destacam-se a formação de uma comissão provisória composta por 11 entidades, destinada a elaborar folheto; organizar ato no Congresso Nacional no início dos trabalhos de 2024 e organizar grande plenária nacional agendada para o início de março, entre outras tarefas iniciais da campanha.
A campanha começa com grande ânimo e esperança!