CNBB: Por que a economia brasileira está estagnada, apesar de nossas imensas potencialidades?

Compartilhe:

Análise de conjuntura social realizada pelo Conselho Permanente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) aponta que o grande problema do país está na distribuição dos recursos. Com a contribuição de economistas ligados a Pontifícias Universidades Católicas do Brasil, o Grupo de Análise de Conjuntura Padre Thierry Linard, que conta com participação da coordenadora nacional da Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli, produziu estudo indicando os erros do atual modelo econômico brasileiro e propondo saídas para superar esses problemas e retomar o processo de crescimento econômico com justiça social.

Confira abaixo o trecho de inicial:

“Todos sabemos que o Brasil é um país muito rico, sob todos os aspectos. Somos o país da abundância. No entanto, o cenário presente na vida da imensa maioria das pessoas é de extrema escassez.

Esse paradoxo traz uma profunda inquietação, que resumimos em algumas questões econômicas que afetam diretamente a vida do povo brasileiro. Por que a economia brasileira está estagnada, apesar de nossas imensas potencialidades? Por que a indústria brasileira perdeu força e está tão difícil conseguir e manter o emprego? Por que os juros são tão elevados no Brasil? Por que a inflação está tão alta e não cede, apesar dos juros elevadíssimos? Por que em um país que tem muito petróleo e uma gigante como a Petrobras, o gás de cozinha custa tão caro, assim como os demais combustíveis? Por que uma das maiores potências produtora de alimentos do mundo tem metade da população em insegurança alimentar? Por que a depredação ambiental prossegue de forma alarmante com a mineração predatória e o setor do grande agronegócio voltado exclusivamente para a exportação de commodities, na contramão da necessária garantia de vida no planeta? Afinal, quem financia o Estado e quem mais se beneficia do gasto público se os direitos sociais da maioria não são atendidos? E, por fim, como será possível superar esses problemas e retomar o processo de crescimento econômico com justiça social?”

Leia o texto completo no site do CNBB.