Código Florestal – 25.04.2012

Compartilhe:

Hoje, o Plenário da Câmara dos Deputados aprovou o Novo Código Florestal. O texto agrava ainda mais as possibilidades de destruição do meio-ambiente. O objetivo é permitir o avanço do setor agro-exportador, que garante dólares para serem trocados nas vultosas remessas de lucros ao exterior ou para acumulação de reservas internacionais, que tem servido para comprar a confiança dos rentistas que ganham os juros mais altos do mundo na dívida pública, às custas do povo.

Os deputados tiveram de escolher entre duas propostas: a que veio do Senado (que já permite grande destruição ambiental) e a proposta ainda mais danosa, do relator Paulo Piau (PMDB/MG), que terminou sendo aprovada, e segue para a sanção da Presidenta Dilma.

Apesar de o PT ter orientado a votação na proposta do Senado (sob a contraditória alegação de que estaria, desta forma, a favor do meio ambiente), é preciso lembrar novamente que esta proposta já é bastante nociva, conforme já mostrado na edição de 8/3 deste Boletim.

É preciso ressaltar também que foi a própria base do governo – inclusive o Presidente da Câmara, Marco Maia (PT/RS) – que fez acordo com a “bancada ruralista” para colocar a matéria em votação, tendo aprovado a “urgência” do projeto, apesar de ciente dos riscos de que a pior proposta viesse a ser aprovada, já que grande parte da sua própria base é ruralista.

Em conjuntura marcada pela organização da Conferência Rio + 20 que enaltece a necessidade de cuidado com o Planeta, fica escancarada mais essa contradição do governo submisso à financeirização brutal inclusive do meio ambiente.

Ainda que a Presidenta Dilma vete total ou parcialmente o texto aprovado para esse nocivo Código e mantenha o texto do Senado (o que pode ser feito mediante edição de Medida Provisória), a derrota do meio ambiente estará consumada, pois a qualquer tempo – inclusive logo após os holofotes da “Rio + 20” – tanto o veto como a possível Medida Provisória poderão ser derrubados pelos parlamentares, evidentemente.

Câmara aprova texto-base do novo Código Florestal
Portal G1 – 25/04/2012 18h31- Atualizado em 25/04/2012 20h22