Com difícil acesso a crédito, empresas sofrem e desemprego aumenta no Brasil

Compartilhe:

A imensa dificuldade de acesso a crédito, devido principalmente aos juros altos cobrados pelos bancos que atuam no Brasil, tem sido o principal fator a levar empresas à falência, agravando o desemprego.

Ainda no início da pandemia, em abril, uma reportagem feita pela CNN Brasil mostrou que pelo menos 600 mil micro e pequenas empresas não suportaram os impactos econômicos causados pela Covid-19, agravadas pela dificuldade de acesso a empréstimos, e quebraram, gerando 9 milhões de demissões. Esses números continuaram crescendo, chegando aos 716 mil fechamentos ainda no mês de julho, sendo a esmagadora maioria de empresas de pequeno porte. Tudo isso em um país onde os juros dos empréstimos ao mercado são os mais elevados do mundo; os incidentes sobre o cheque especial superam 120% ao ano e no cartão de crédito, ultrapassam inacreditáveis 250%, criando enormes dificuldades para a recuperação financeira em momentos de crise.

Com a dificuldade dos governantes em estabelecer medidas para conter o avanço da doença, chegamos a 2021 registrando ontem, 12 de janeiro, o recorde de casos na média móvel e um número de desempregados que ultrapassou os 14 milhões em outubro, superando em 7% a marca do trimeste anterior.

O quanto essa crise poderia ter sido amenizada se os bancos, que receberam aporte de R$1,2 trilhão do Banco Central, praticassem juros baixos como no resto do mundo? Quantos trabalhadores que depositaram o suor de uma vida na construção do próprio negócio não estariam desamparados devido às tentativas frustradas de conseguir a aprovação de um empréstimo? Como o professor e economista Ladislau Dowbor afirmou, “a financeirização é planetária, mas essa situação grotesca é apenas brasileira

Essas são questões fundamentais que reforçam a importância da luta pela diminuição dos juros no Brasil e a necessidade de derrotarmos o PL 3877/20!

Batizado por nós de “Bolsa Banqueiro”, esse projeto visa legalizar e deixar sem limite a remuneração diária da sobra de caixa dos bancos que vem sendo paga pelo Banco Central mediante o abuso das chamadas Operações Compromissadas! Com isso, todo o dinheiro da sobra de caixa que deveria ser emprestado a juros baixos para a população fica parado no BC, rendendo juros só ais bancos, às nossas custas!

Precisamos nos unir e agir para barrar a legalização desse absurdo que deve ser interrompido! Acompanhe nossas redes e nos ajude nessa luta!

Saiba mais sobre as consequências dos juros altos cobrados pelos bancos no Capítulo 2 da Novela Assalto aos cofres públicos e no vídeo 19 da campanha “É hora de virar o jogo”.